Se as pessoas já acham os preços e as liquidações dos EUA irresistíveis, então imagine um dia do ano em que acontecem as maiores liquidações do país. Esta é a Black Friday que acontece em toda quarta sexta-feira do mês de Novembro no dia seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças ou Thanksgiving aqui nos Estados Unidos.
Liquidação de Black Friday em Los Angeles
Como esta foi a nossa última Black Friday nesta temporada nos EUA, decidimos que deveríamos aproveitar ela ao máximo. Ou seja, fomos dormir cedo e colocamos o despertador para funcionar. As 03:40 da manhã já estávamos prontos para nossa última aventura pela Black Friday.
Promoção de Black Friday na Toy R Us na Times Square em NY
Pode parecer loucura, mas boa parte das grandes lojas de departamentos como a Macys, JC Penney, Boscovs, Sears entre tantas outras, abrem suas portas às 4 ou 5 da matina. Outras como o WalMart e Target vão ainda além e ficam abertas desde o dia anterior.
Sacola JC Penney em Ohio
Este ano, no dia de Thanksgiving, recebemos juntamente com nosso jornal nada mais nada menos do que 44 encartes de diferentes lojas anunciando alguns do seus produtos em promoção para a Black Friday do dia seguinte. Um calhamaço de papel gigantesco o equivalente a praticamente uns 5-6 jornais em finais de semana normais recheados de ofertas.
Mulheres checando os coupons do jornal na fila da Black Friday
Os artigos realmente em conta e que atraem multidões são chamados de “Door Busters”. Estes artigos geralmente acabam nos primeiros 20-40 minutos da abertura da loja. Este ano chegaram a vender batedeiras, ferros de passar roupa, abridores elétricos de latas, torradeiras por CINCO Dólares. Isso mesmo 5 Dólares. Obviamente nunca havíamos ouvido falar nesta marca. Mas onde no mundo que você pensou em ver um produto como este, sendo vendido a este preço.
Pessoal correndo na abertura da Loja da Target no Colorado
Para nossa felicidade a televisão de LED da Samsung de 55” que “namorávamos” desde os tempos de Singapura estava com o menor preço de todos os tempos, 1000 USD de desconto tanto na Best Buy, como na HH Greg. Para ajudar descobrimos que sendo clientes Premier Silver da Best Buy poderíamos comprar pela Internet sem a necessidade de enfrentar qualquer uma daquelas filas absurdas de Black Friday e com retirada no dia seguinte.
Pagamento de compra com Cartão de Crédito em mais de 70% das transações
Nossa felicidade, logo se transformaria em tristeza quando descobrimos que as TVs da Samsumg vendidas nos EUA não são Bivolt só funcionam com o sistema ATSC de sinal digital. Isso significa que uma TV comprada aqui nos EUA se transformaria num grande problema em outro país, caso nosso próximo destino seja um país da Europa por exemplo, onde a voltagem é 210-230V e o sinal digital do tipo DVB. O mesmo problema encontraríamos mesmo se mudassemos para o Brasil que utiliza as duas voltagens dependendo da região e tem ainda um outro tipo de sinal, o ISBD.
Homem que não conseguiu a TV que queria tentanto levar a do mostruário
Além disso, foi uma enorme dificuldade encontrar informações técnicas da TV sobre voltagem e diferentes zonas, (principalmente na época de Black Friday) somente depois que entramos em um Chat com o suporte especializado da Samsumg foi que descobrimos que as TVs vendidas aqui nos EUA são todas apenas 110V. Isso não seria problema que um Conversor de energia não solucionasse, mas o fato de funcionar apenas em ATSC fez com que desistissemos da compra.
Pessoal aproveitando os Door Busters da Target
Se tivessemos comprado a mesma TV em Singapura ela funcionaria tanto nos EUA como na Europa e até mesmo no Brasil como faz nossa TV LCD Viera da Panasonic que compramos lá. Infelizmente a cerca de 1 ano e meio atrás quando morávamos em Singapura a tecnologia LED era novidade e seus preços proibitivos. Enfim até neste aspecto Singapura é melhor para os Expatriados.
Black Friday vende TV’s como água
Mesmo chateados em não poder comprar a TV e aproveitar este super desconto, fomos aproveitar nosso último Black Friday. Tenho que dizer que a sensação de acordar de madrugada e ver as ruas repletas de carros e pessoas indo às compras é algo muito estranho e até um pouco assustador. Mas só você estando aqui e vivenciando na pele é que você compreende o que estou falando.
Pessoal de Mala e Cuia aguradando a abertura da loja na Black Friday
Nossa primeira parada foi no Concord Mall, o segundo maior Shopping Center de Delaware. Lá apesar de ser 4 da manha, cair uma garoa fina e a temperatura não passar dos 5C o estacionamento estava quase lotado. Ainda sim conseguimos um bom lugar para estacionar. Entramos pela loja da Boscovs onde fomos recebidos pelo Papai Noel em pessoa e dele ganhamos uma senha sem perguntar nada.
Mulheres Felizes da vida com as compras de Black Friday em DC
Como queríamos ir na Macys, acabamos devolvendo a tal senha que distribuia 15 USD em Gift Cards entre as primeiras 400 pessoas que chegavam na loja. Na Macys fizemos nossas primeiras compras, e onde além dos descontos de Black Friday ainda utilizamos coupons de outros 15% adicionais ou 10 USD de desconto para cada 25 ou + USD gastos.
Compras durante a Black Friday em Maryland
Depois ainda passamos na Sears, na Boscovs e várias outras lojas do Mall que a este momento estava abarrotado de gente. Lá pelas 05:30 da manhã decidimos pegar o carro e seguir em direção ao Target, Best Buy e HH Greg.
Quem disse que só as mulheres se acabam nas compras na Black Friday
Apesar de os resultados preliminares apontarem que as vendas da Black Friday foram cerca de 2-3% melhores do que o ano passado tivemos a impressão de as lojas estarem bem mais vazias. O Target por exemplo no ano passado, tinha uma fila para pagar que dava 1 volta e meia dentro da loja. Este ano a fila não era muito maior do que aquela de um supermercado na véspera de Natal no Brasil.
Casal Carregando o porta mala na Black Friday
Na HH Greg consegui fotografar com o Iphone a seção de Laptops totalmente sem nínguem. Até mesmo a Best Buy que em 2009 tinha uma fila que dava volta no prédio para entrar estava tranquila. A única explicação para isso é o fato de as compras online terem crescido 15.9% comparado com 2009 e a insistente garoa fina que espantou o pessoal das filas.
Fila para pagar numa Target durante Black Friday 2010
Ainda demos uma passadinha na Christmas Tree e na Michels onde compramos algumas coisinhas de Natal de última hora utilizando coupons que vieram com o jornal com outros 20-30% de desconto adicional.
Voltamos ao Concord Mall para irmos até a loja da Hollister que estava com 30% de desconto sobre todos os produtos, mas com a fila do caixa estava literalmente saindo para fora da loja acabamos desistindo.
Pessoal literalmente acampando para conseguir os melhores Door Busters
Partimos, então por volta das 08:30 da manha, para a última parte de nossa peregrinação de Black Friday. Fomos até o Christiana Mall em Newark, o maior shopping center de Delaware, onde aproveitamos para fazer mais algumas compras.
Neste ano fizemos o mesmo roteiro do ano passado. Em 2009 quando chegamos lá, pegamos um congestionamento razoável para estacionar. Este ano, por sua vez, estava bem mais tranquilo(Graças a Deus). Mesmo que tenham inaugurado uma Loja do Target e da Nordstrom que ocuparam uma parte do que era estacionamento no ano anterior.
Mulher aguardando na fila para pagar da Best Buy
A Loja da Abercrombie, estava bem cheia mas os descontos não muito atrativos. A este ponto os “Door Busters” já haviam acabado restanto apenas o tamanho XS e XXL. E a promoção de Black Friday deles era a cada 100 USD gastos você recebia 50 USD de gift card. Mas com artigos em preço normal realmente não valia à pena. No final da estação os descontos são muito melhores.
Fila na Loja da Abercrombie na 5th Av é normal mesmo em dias comuns
Enfim, moral da história. Depois que voltamos para casa fizemos a contabilidade dos gastos. Em 2009 a economia em relação aos preços antes dos descontos e coupons de Black Friday foi de 52%. Em 2010 este percentual foi de “apenas”44%.
Contando dinheiro para pagamento da compra de Black Friday
Vale à pena ainda lembrar que na segunda-feira pós Black Friday acontece a Cyber Monday. Especialmente para aqueles não satisfeitos com suas compras do fim de semana do feriado de Thanksging. Ano passado depois da Black Friday, os sites de vendas online estenderam suas ofertas até Segunda Feira e fizeram o volume de compras online aumentar em 43%. Nada menos que 4,3 milhões de acessos por minuto aos sites de compra online.
Best Buy
Você já vivenciou a Black Friday nos Estados Unidos? Conte como foi a experiência para vocês? Para quem ainda não viveu esta aventura onde você iria em primeiro lugar?
Até as pobres crianças acordam de madrugada na Black Friday
Algumas lojas na Black Friday em Delaware:
Ashley Furniture
Babies R Us
BestBuy
CVS
Gap Outlets
HHgregg
Home Depot
JCPenney
Kmart
Lowe’s
Macy’s
Michaels
OfficeMax
OldNavy
Sam’s Club
Sears
Sports Authority
Target
Toys R Us
Walgreens
Walmart
The post Black Friday – O dia das grandes promoções nos EUA appeared first on Fotos e Destinos.