Hoje, aqui nos EUA se comemora um dos feriados mais tradicionais e genuinamente americanos do ano. O Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Um feriado tão, ou até mesmo mais importante que o Natal. Uma época em que os americanos viajam para estar com suas respectivas famílias e que simboliza o início oficial das festas de final de ano.
Google Prestando sua Homenagem ao Thanksgiving 2010
Para muitas pessoas o Thanksgiving também é sinônimo de Peru e simboliza o final da temporada de Futebol Americano da NFL.
Fã do Eagles de Philadelphia com Peru de Thanksgiving
Além disso, em várias cidades americanas acontecem as paradas de Thanksgiving, sendo a mais famosa de todas a Macy’s Thanksgiving Parade em New York. Uma tradição que iniciou-se em 1924 e teve os primeiros balões marca registrada da parada em 1927. A Macy’s Thanksgiving Parade passou a ser televisionada pela primeira vez em 1947 e teve um público de 44 milhões de espectadores em 2009. Além dos quase 3 milhões de pessoas que fizeram fila para assistir à parada em Manhattan.
Parada de Thanksgiving da Macy’s 2010 em Nova York
O Thanksgiving também é considerado pelo comércio como a bandeirada inicial da Estação das Compras de Final do Ano. Tanto que amanhã dia seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças acontece a tão famosa Black Friday. Considerada a melhor liquidação do Ano nos EUA. E um termômetro da economia do país. E na segunda acontece a Cyber Monday.
Fila para entrar na Best Buy, uma das mais concorridas na Black Friday
Como acontece com o natal muitas pessoas acabam se esquecendo que este dia tem um significado todo especial. No Post do ano passado que conto sobre nosso primeiro Thanksgiving aqui nos EUA e um pouco da história por trás deste feriado.
Poster de Thanksgiving do início do século passado
Enfim tudo começou no outono de 1621 quando, os peregrinos, primeiros colonos da colônia de Plymouth em Massaschussets realizaram uma festa de três dias para celebrar a colheita abundante. Esta celebração também serviu como forma de agradecimento aos índios Massasoits que ensinaram os peregrinos a plantar a abórora e o milho, vegetais nativos das américas.
Ceia de Thanksgiving
O legado de gratitude e de festa que sobreviveu ao longo dos séculos, tornou-se feriado nacional apenas em 1863, quando o então presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Alguns anos mais tarde, o então presidente Franklin Roosevelt esclareceu que Thanksgiving deveria ser sempre comemorado na quarta quinta-feira do mês, e nunca na quinta quinta-feira, como acontece em alguns anos.
Como ja contei a história este ano resolvi pesquisar alguns dados estatísticos relativos ao Thanksgiving e encontrei algumas coisas interessantes:
PERUS
Para o Thanksgiving deste ano segundo dados do Departamento de agricultura dos EUA foram criados em 2010, nada mais nada menos que 242 milhões de Perus. Mesmo assim o numero é cerca de 2% menor do que o número de Perus criados para as festas de final do ano em 2009. Destes 46 milhões serão consumidos hoje no dia de Thanksgiving.
Granja de Perus na Califórnia às Vésperas do Thanksgiving
Os principais produtores de Perus nos EUA são os estados de Minnesota (35,5 milhões), seguido de Carolina do Norte (31,0 milhões), Arkansas (28,0 milhões), Misouri (17,5 milhões), Indiana (16,0 milhões) e Virginia (15,5 milhões). Estes seis estados juntos representam sozinhos cerca de dois terços dos perus dos EUA produziu em 2010.
Peru. Componente essencial na mesa de qualquer lar americano no Thanksgiving
Como a produção de Perus não dá conta da demanda, o valor das importações desta ave somaram 7,3 milhões de dólares de janeiro a julho deste ano 2010. Destes 99,1 por cento das importações são oriundas do Canadá.
Peru Salvo pelo presidente Obama em 2009
O americano médio consome ao ano 6.25 kg de Peru. A cadeia produtiva associada aos Perus emprega cerca de 17.000 pessoas nos EUA.
Peru assado
Nos Estados Unidos existem 4 cidades chamadas de Turkey (Peru em Inglês). Localizadas na Carolina do Norte, Texas, Louisianna e Pennsylvania.
Placa na entrada de Turkey no Texas
Uma tradição curiosa que acontece todos os anos em Washington é o fato de pelo menos um entre dois perus, ser poupado de virar o jantar graças a um indulto presidencial. Uma tradição de longa data a qual acredita-se ter originado com presidente Harry Truman.
Peru, salvo pelo presidente Obama no Thanksgiving 2010
CRANBERRY
Também segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, este ano foram produzidos 334 mil toneladas de Cranberry. O estado de Wisconsin é o maior produtor produzindo sozinho mais metade da produção nacional com 198 mil toneladas, seguido por Massachusetts (88.5 mil de toneladas). New Jersey, Oregon e Washington, também são outros estados com uma produção considerável.
Colheita de Cranberries em Massaschssets
BATATA DOCE
Outro componente que não falta no Thanksgiving é a batata doce. Os principais produtores deste tubérculo são a Carolina do Norte (940 milhões de libras) seguida pela Califórnia (592 milhões de libras) e Louisiana (162 milhões de libras).
Batata Doce colhida pela primeira dama Michelle Obama em Washington DC
ABÓBORAS
Os principais estados produtores de abóbora em 2010 foram o Illinois seguido pela Califórnia e Ohio. Para saber mais sobre abóboras de uma olhada neste Post sobre as Abóboras e o Halloween.
Fatia de Pumpkim Pie, sobremesa tradicional de Thanksgiving
CEREJAS
Apesar de a produção nacional de cerejas em 2010 ter sofrido uma quebra de quase de 46% comparada em 2009 A produção deste ano foi de cerca de 89 mil toneladas produzidos destas 64 mil toneladas foram produzidas em Michigan.
Cerejas no pé
TRIGO
2,2 bilhões de bushels, este é o volume total de trigo produzido em 2010 nos EUA. Destes cerca de 1/3 foram produzidos em North Dakota e Kansas. Lembrando que 1 Bushel corresponde a 14.5150 Kg, mais umas medidas do sistema métrico imperial que são utilizadas nos EUA ao contrário do mundo todo.
Trigo em North Dakota um dos maiores estados produtores nos EUA
Enfim um Happy Thanksgiving para todos nós.. E Amanhã é dia de acordar bem cedo para aproveitar a Black Friday.
Posts Relacionados:
Nosso primeiro Thanksgiving nos EUA
Black Friday – O dia das grandes promoções nos EUA
Abóboras e o Halloween nos Estados Unidos
Nosso Halloweeen – Fazendo a Lanterna de Halloween
The post Curiosidades sobre o Thanksgiving nos EUA appeared first on Fotos e Destinos.